Politica de Anti-Spam

De Wiki @ Inetweb

A INETWEB, sempre preocupada com a qualidade dos serviços prestados, não permite o uso de seus servidores para o envio de SPAM por parte de seus clientes.

SPAM é o envio em massa de e-mails não solicitados por pessoas e empresas na qual não possuem nenhum tipo de vínculo com o destinatário. Encarada por alguns como uma nova forma de mídia, isso não quer dizer que esta seja mais uma ferramenta de auxílio ao nosso alcance, e sim um inconveniente que pode causar problemas de grandes proporções.

Quem envia estes e-mails, utiliza de forma prejudicial o servidor SMTP do provedor, fazendo com que seja gerado um alto processamento, ocasionando lentidão para o processamento das demais mensagens que também precisam ser enviadas e que por sinal são importantes para seus destinatários.

O servidor de e-mails de onde saíram as mensagens consideradas SPAM pode ser incluso em listas negras de forma que, qualquer mensagem de origem deste servidor não sejam mais recebidas. Ou seja, todos os demais usuários que se utilizam deste servidor serão prejudicados, uma vez que o bloqueio do recebimento, por parte de alguns provedores, será válido para o nome do servidor ou o número IP do mesmo, e não apenas para o e-mail e domínio que realizou o envio de mensagens não solicitadas.

A INETWEB tem um canal exclusivo através do e-mail abuse@inetweb.com.br para denúncias de terceiros contra nossos clientes que praticarem SPAM utilizando nossos servidores.

A INETWEB não tem nenhum poder de bloqueio/suspensão dos serviços oferecidos à nossos clientes, quando os mesmos praticarem SPAM utilizando servidores próprios ou de outros (e não os servidores da INETWEB).


Enviando e-mail para os clientes da INETWEB

A INETWEB se reserva do direito de recusar mensagens de e-mails - via Protocolo SMTP - enviadas para nossos servidores, a qualquer momento e sem prévio aviso, àqueles que descumprirem as condições abaixo:

  1. O Servidor de Origem deve possuir configuração de DNS válida na Internet. Isto implica na configuração de DNS reverso (um registro do tipo PTR) para o endereço IP do Servidor de Origem, bem como seu DNS direto correspondente. Conforme mencionado na RFC 1912, seção 2.1;
  2. O Servidor de Origem não deve ter endereço IP designado dinamicamente, ou seja, e-mails oriundos de servidores de e-mail que estejam em conexões ADSL com IP dinâmico serão rejeitados;
  3. O Servidor de Origem deve garantir que seus serviços não serão utilizados por pessoas não autorizadas ou sem a devida autenticação;
  4. O Servidor de Origem deve enviar correio eletrônico livre de qualquer conteúdo malicioso, tais como vírus ou "spyware". Caso nosso servidor identifique o envio de muitas mensagens contaminadas de um determinado número IP, o mesmo é bloqueado em nosso servidor por um prazo de 24 horas não sendo possivel o recebimento de novas mensagens deste mesmo IP durante este periodo;
  5. O sistema de correio eletrônico, do qual o Servidor de Origem faz parte, deve garantir o recebimento das mensagens de retorno ("bounce messages" gerados pelo "mailer-daemon");
  6. O Servidor de Origem não deve gerar um número excessivo de conexões simultâneas, salvo conexões de grandes provedores tais como Gmail, Hotmail, Terra, UOL, AOL, IG, entre outros;
  7. O Servidor de Origem deve utilizar as normas padronizadas para comunicação de servidores de e-mail utilizando o protocolo SMTP, conforme descritas nas RFC 2821 e RFC 2142;
  8. A mensagem não pode conter URL/Endereço que apontem para o download de arquivos maliciosos como .scr. No caso, informe o remetente para compactar e enviar o arquivo de forma anexada.


Reclamações enviadas por nossos usuários poderão ser usadas como base para recusar ou penalizar o acesso ao sistema de correio eletrônico da INETWEB.

A INETWEB se reserva ao direito de alterar estas condições a qualquer momento sem prévio aviso.

Enviando e-mail utilizando os servidores da INETWEB

Conforme consta no contrato de prestação de serviços, para que haja a prevenção de envio de mensagens não solicitadas através dos servidores da INETWEB, algumas regras estão definidas, conforme descrito abaixo:

  • Limite de 50 MB por mensagem enviada (utilizando programas de e-mail);
  • Limite de 20 MB por mensagem enviada (utilizando o webmail);
  • Limite de 125 mensagens por hora (totalizando 3.000 mensagens enviadas por caixa postal por dia);
  • Limite de 250 mensagens por hora (totalizando 6.000 mensagens enviadas por domínio por dia);
  • Limite de 100 destinatários por mensagem enviada;
  • Limite de 10 conexões por minuto por IP de origem;

As contas de e-mail que ultrapassarem os limites acima estabelecidos, poderão ser bloqueadas por até 1 (uma) hora,podendo efetuar novos envios de mensagens somente após este período.

Vale lembrar que, o envio de uma única mensagem para 100 (cem) destinatários será considerado 100 (cem) mensagens.

Para os clientes de Hospedagem que possuem formulários, recomendamos que todas as mensagens de e-mail sejam autenticadas com uma conta "existente" no servidor de e-mail, afim de prevenir o envio de SPAM e garantir a entrega das mensagens ao destinatário.

Para utilização de envio de e-mails além destes limites (publicidade, comunicados em massa, entre outros), recomendamos a nossa ferramenta de E-mail Marketing que possui infraestrutura separada para esse fim, além de fornecer relatórios estatisticos avançados de entrega e leitura das mensagens.